quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primeira atividade para os Blogs de CA


 Comunicadores Queridos...
Só podemos falar daquilo que sabemos não é mesmo!? Dar opinião então sobre um assunto exige de nós mais informação ainda.

A partir de agora vamos praticar o hábito de conhecermos assuntos novos, pesquisarmos e opnarmos sobre eles. Além de isso fortalecer a capacidade de comunicação, desenvolvimento das ideias, isso lhe ajudará muito nos momentos de entrevistas, provas, etc, etc.

Ok, a atividade da semana é a seguinte:
Normalmente, em nosso curso aprendemos que as redes e os ambientes colaborativos são algo positivo. Sim, são mesmo, mas isso também depende do propóstito das pessoas envolvidas. E, nem sempre, são de fato tão positivas assim. Outro aspecto é que as redes vêm sendo formadas há muito, muito tempo... Bem antes da internet...

Você assitirá a esse vídeo sobre a Pesquisa desenvolvida pelo historiador Aldair Rodrigues e pesquisará também sobre o assunto em outras fontes - pela internet ou mesmo livros. Depois de assitir o tanto que achar necessário, escreva um texto opinativo em seu blog.

O que tem de ter em seu texto:
Comente sobre o assunto pesquisado pelo historiador, (o quê aconteceu, quando, onde, por quem, para quê, etc),
Como o historiador conseguiu desenvolver essa pesquisa?
Você acha que ele [o pesquisador] se valeu de algum tipo de rede? Como assim?
Reflita sobre o aspecto "colaborativo" da Inquisição. O conceito de rede pode ser aplicado a ele? Se sim, seus objetivos em sua opinião foram alcançados?
Construa uma relfexão sobre as consequências da inquisição, sobre a formação de redes e se elas podem ser positivas ou negativas.

Assitam e reflitam bem sobre o assunto para poder construir um bom texto. Quero ver coisas bem bacanas nos blogs. Coragem, ainda não senti nenhum cheirinho de mufas queimadinhas...

Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados



Quaisquer dúvidas, poste um comentário, respondo logo, logo.

Dicas para a criação do Gmail e do Blog

Caros alunos, como vocês sabem para a continuidade de nossas aulas precisamos todos ter uma conta  google no Gmail e no Blogger.
Para criar sua conta no Gmail não há muitos segredos:
  1. Vá à pagina inicial do Google e clique na aba Gmail, no canto superior direito haverá um link "inscreva-se".
  2. Ao clicar no link abrirá uma página solicitando alguns de seus dados, entre eles o número de seu telefone celular, por FAVOR, informe o número. Você não receberá mensagens terroristas do google, a única coisa que acontecerá é o recebimento de um código para você poder efetuar o seu cadastro. Outra coisa solicitada é o endereço de e-mail alternativo, é importante que você informe, pois, caso você esqueça sua senha você pode pedir o envio de uma nova senha que chegará ao seu e-mail alternativo. Ufa!
  3. Terminado esse processo abrirá uma nova página informando que seu perfil foi criado e perguntando se você deseja editá-lo, como você é uma pessoa esperta você vai escolher uma foto bacana - nada de manos e piriguetes, por favor!!!! Esse será um perfil profisional, não se esqueça disso. :); também acrescentará um texto sobre você - NADA DE INTIMIDADES!!!
  4. Ok, perfil criado e editado, haverá algumas mensagens de boas vindas lá na sua caixa de entrada. Depois de fazer o que você tiver tido vontade com suas mensagens, repare nos links dispostos, você vai clicar na aba mais - é a última com uma setinha para baixo. Clique na seta.
  5. abrirá uma série   de aplicativos, clique no blogger.
Momento Blogger

 Ok, você chegou ao blogger, provavelmente sendo solicitado para novamente digitar a sua senha, que você inteligentemente memorizou e salvou em algum outro lugar - que só você sabe. Digite sua senha e então escolha o tipo de perfil que você vai querer para o blog, para simplificar a coisa escolha perfil simples. Escolheu? Pois bem:

  1. Escolha um título para o seu blog -  tenha cuidado para escrver as palavras corretamente.
  2. Escolha agora o endereço para o seu blog. Não utilize símbolos, acentos, til ou cedilha - Ex. tudoecomunicacao. Automaticamente o blogger avisa se o endereço está disponível ou não.
Dê Cara ao seu blog 
  1. Escolhido título e endereço você será direcionado à página de modelo, nela você escolherá o modelo do seu blog, escolha um de janela ou simples, assim você terá como fazer edições nele.
  2. Depois do modelo escolha um plano de fundo, é o segundo na aba esquerda e fica bem abaixo do link Modelos. Ao clicar ali, você terá uma lista de temas e cada lista uma série de imagens relacionadas. Escolha uma. Normalmente, para tudo o que você testa aparece uma visualização abaixo, ou aparece um link na parte superior à direita, essa visualização não é definitiva, se você gostou do que viu mande aplicar ao blog - último link que fica no canto superior direito. ESPERE a aplicação ser salva.
  3.   Escolheu o modelo e o plano de fundo agora clique no link Layout, que fica abaixo do Planos de fundo. Escolha a organização que você quer que o seu blog tenha, textos de lado, no centro , links ao lado, abaixo, acima, enfim como você quer que fique. Não se esqueça de sempre mandar aplicar ao blog tudo o que você escolher.
  4. Feito isso clique no link "Voltar ao Blogger" primeiro link que fica na parte superior à direita. Quando for redirecionado à sua página inicial, clique no link "Layout" na aba esquerda. ATENÇÃO, esse link não é o mesmo da página anterior, então faça desse jeito, não tente pular etapas...
  5. No layout você tem opções de acrescentar aplicativos ao seu blog, eles são chamados de "Gadgets". Você pode colocar vários "Gadgets em seu blog, verifique sempre se há as opções exibir ou ocultar, e sempre clique em exibir. Sempre que escolher um Gadjet, clique em salvar e por segurança clique depois em salvar organização.
GADJETs OBRIGATÓRIOS!!!

Ok, preciso que os blogs tenham alguns aplicativos obrigatórios para poder avaliar os seus trabalhos. E, assim, ter um critério mais justo para com todos. Lá vai uma listinha básica. Você é livre para acrescentar outros tantos quanto queira, desde que esses aqui estejam entre eles:

  1. Seguir por e-mail;
  2. Estatísticas do blog;
  3. Seguidores;
  4. Lista de blogs;
  5. Lista de links;
  6. Marcadores;
  7. Arquivos do Blog.
Salva tudo, visualize, confira e parabenize a si mesmo!!!

PRONTO!!!! Agora pode sair um pouquinho para tomar café e fazer pipi...


Quaisquer dúvidas, poste um comentário, respondo logo, logo.