quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primeira atividade para os Blogs de CA


 Comunicadores Queridos...
Só podemos falar daquilo que sabemos não é mesmo!? Dar opinião então sobre um assunto exige de nós mais informação ainda.

A partir de agora vamos praticar o hábito de conhecermos assuntos novos, pesquisarmos e opnarmos sobre eles. Além de isso fortalecer a capacidade de comunicação, desenvolvimento das ideias, isso lhe ajudará muito nos momentos de entrevistas, provas, etc, etc.

Ok, a atividade da semana é a seguinte:
Normalmente, em nosso curso aprendemos que as redes e os ambientes colaborativos são algo positivo. Sim, são mesmo, mas isso também depende do propóstito das pessoas envolvidas. E, nem sempre, são de fato tão positivas assim. Outro aspecto é que as redes vêm sendo formadas há muito, muito tempo... Bem antes da internet...

Você assitirá a esse vídeo sobre a Pesquisa desenvolvida pelo historiador Aldair Rodrigues e pesquisará também sobre o assunto em outras fontes - pela internet ou mesmo livros. Depois de assitir o tanto que achar necessário, escreva um texto opinativo em seu blog.

O que tem de ter em seu texto:
Comente sobre o assunto pesquisado pelo historiador, (o quê aconteceu, quando, onde, por quem, para quê, etc),
Como o historiador conseguiu desenvolver essa pesquisa?
Você acha que ele [o pesquisador] se valeu de algum tipo de rede? Como assim?
Reflita sobre o aspecto "colaborativo" da Inquisição. O conceito de rede pode ser aplicado a ele? Se sim, seus objetivos em sua opinião foram alcançados?
Construa uma relfexão sobre as consequências da inquisição, sobre a formação de redes e se elas podem ser positivas ou negativas.

Assitam e reflitam bem sobre o assunto para poder construir um bom texto. Quero ver coisas bem bacanas nos blogs. Coragem, ainda não senti nenhum cheirinho de mufas queimadinhas...

Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados



Quaisquer dúvidas, poste um comentário, respondo logo, logo.

13 comentários:

  1. como assim aspecto "colaborativo" da Inquisição? me explique

    ResponderExcluir
  2. Olá "Anônimo",
    o termo colaborar é formado por duas palavras:
    Co= junto
    laborar= trabalhar
    colaborar= trabalhar junto, ou trabalhar em favor de alguma coisa.
    Embora quase sempre usemos esse termo para situações positivas, não significa que é ou sempre foi assim.

    Nesse sentido, segundo a pesquisa do Historiador, a inquisição foi possível porque houve pessoas que trabalharam para isso. Uma de suas tarefas - se você for um aluno de CA da E. E. Presidente Tancredo Neves - é perceber e comentar como as pessoas se organizaram e concretizaram a Inquisição aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. o trabalho deve ser postando no nosso blogger ?

    ResponderExcluir
  4. o trabalho e no blogger que a gente fez ?

    ResponderExcluir
  5. Como irei construir uma relfexão sobre as consequências da inquisição, sobre a formação de redes?

    ResponderExcluir
  6. http://arenacomunicacao.blogspot.com.br/ fizemos o trabalho, mas por motivo não deupara revisar, por favor se puder envienos erros que a senhora que que arrumamos.

    ResponderExcluir
  7. Vamos responder por partes....
    1- Anônimos de 28/8 das 17:15 e 20:58, sim o texto com a reflexão de vocÊs deve ser postado no blog.
    2- Núbia, você vai assitiria ao vídeo e pesquisarmais sobre o assunto se sentir necessidade disso. Já adianto que só foi possível haver uma inquisição no Brasil porque formou-se redes.

    Paulo e Rogério, vocês podem enviar o texto primeiro para mim, ou então postá-lo como está no blog e depois indico as correções necessárias.

    Abraços
    Profª Débora.

    ResponderExcluir
  8. Que essa inquisao , foi desenvolvida ao logo do tempo varias estrategicas de diferentes formas que no seculo 16 tevevisitaçoes os estados de lisboa etc, aki no Brasil tivemos uma visita so em santos e no centro-sul.
    Outros mecanismos eram os proprios presos caseres , para nao receberem a pena capital , que ra bom para os padres , bispos para os religiosos eles ganhavam prstigios, privilegios , linpezas de sangue etc.
    Mais e cadaum com suas estrtategicas, que cada um pensa de um jeito cada um faz de um jeito, porque numa sociedade que vivemos sao pessoas diferentesd uma das outras sejas religioes , culturas etc.
    E por fim o mestrado do autor ele foi pra Portugal fazer a pesquisa audotorado,ficou tres meses e la foi recebido por prefessores que conheciam muito bem.Alem da professora ajudar ele ofereceu-lhe aparata teorica para ele poder analisar essas estancias do poder social e a metodologia de coletas de dados aprendendo como se faz fichas cartografica.Em 2010 ele ficou 6 meses com a bolsa da fapese,pesquisando sobre a torre to tome e la quem receu-o foi o prefessor JoSE PEDRO Paiva que foi um grande especialista de poderes eclesiaticos dos bispos de Sao paulo como padressao formados etc.A inquisao foi chegando aos confins no Brasil coletando denuncias do Paraná, Mato grosso,Interoir de Minas,Mais elefocou mesmo no centro-sul..MUITO OBRIGADO..!
    NOME:William turma: CA2

    ResponderExcluir
  9. fessora ja terminei a atividade ai.. confere ai http://inforcomunicativas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. http://friendscomunica.blogspot.com.br/2012/08/inquisicao-poder-eclesiastico-e.html

    ResponderExcluir
  11. http://comunicaandrezaepoliana.blogspot.com.br/2012/08/inquisicao-do-seculo-xviii-andreza-e.html Trabalho de Andreza e Poliana turma Ca-2

    ResponderExcluir
  12. Como tinha com voçe na aula que meu blog nao tinha comentario .Abaixo segue o link para voçe olhar
    http://comunicanaathy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir