sexta-feira, 17 de maio de 2013

Trabalho sobre Identificação de Territórios usando o código Qr

Você conhece o código QR?
O nome do código deriva de (Quick Resonse) que em português significa resposta rápida.
Os QR são códigos bidimensionais que interpretam pequenas mensagens. São  muito populares para promoção, divulgação de produtos e sites a eles relacionados. Mas, existem muitas possibilidades para o seu uso.
Os alunos do primeiro ano de Comunicação Aplicada da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves realizaram uma atividade muito interessante para a disciplina Identificação de Territórios; Eles realizaram o mapeamento de alguns locais importantes da Região Norte de BH, onde vivem, e utilizaram os Qrs como ferramentas colaborativas. Os objetivos do trabalho foram:
  1. Apresentar um instrumento de comunicação prático instigar a apropriação dessa ferramenta no cotidiano;
  2. Identificar, conhecer e apropiar-se dos espaços públicos e coletivos da região;
  3. Promover o protagonismo e identificação com a região habitada pelos estudantes e os locais por eles frequentados, promover a sua divulgação, dentro de um aspecto colaborativo.
Confira abaixo algumas fotos e  também códigos que foram gerados:

A turma 1ºCA1 mapeou as instituições e grupos religiosos da Região Norte.

Uma das intituições visitadas foi a Igreja Nossa Senhora de Fátima no bairro Tupi, que foi pesquisada e vistida pelas alunas Adriana, Jennyfer, Isabela e...




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A turma ºCA2 mapeou os Centros Culturais e ONGs importantes da região. Uma dessas intituições foi o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, no bairro Floramar.




Os alunos Rafaela e Gabriel registraram o momento em que visitaram e afixaram o código na instituição:

















Outro grupo que visitou o Núcleo foi o dos alunos: Fábio Lahmon, Nayara Teodoro, Henrique Correia , Giuliani Ailis e Sérgio Felipe .

Confira o código e as impressões do grupo sobre a instituição:







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A ONG é de extrema importancia para sociedade pelo fato de ser uma das poucas pela região, e por atender não somente pacientes com necessidades especiais, mas também idosos.
                                   "





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A turma 1º CA3 mapeou as principais ruas de acesso aos bairros Tupi, Guarani e Floramar, próximos à Escola Estadual presidente Tancredo Neves e identificaram as linhas de ônibus que nelas circulam.






 Com essas informações os estudantes geraram QRs que possibilitam aos usuários consultarem os quadros de horários das linhas que atendem a esses pontos.










Os grupos imprimiram e afixaram os códigos nos pontos de ônibus atendidos pelas linhas.


Os alunos Jeferson e Gustavo criaram QRs para as linhas 1505 e 1505R.





Confira abaixo alguns códigos gerados pelos grupos:






Abaixo algumas dicas de geradores de Qr:

http://qrcode.kaywa.com/

Nesse site você pode logar com sua conta twiiter ou facebook [com isso você gera uma conta vinculada a sua rede social] e armazenar o código gerado.

Entretanto, o site disponibiliza apenas alguns códigos gratuitos e por um período determinado. 

Uma outra opção  e que dispensa o cadastro em sites são os geradores de códigos, que você pode baixar em seu pc, como o ByteScout Bar Code Generator Freewave, um programa para gerar vários tipos de códigos, entre eles o Qr.

E, se vc não tiver um smart fone, mas quiser descobrir mensagens em QRs, você pode baixar o Code Two Qr Code Desktop Reader, com ele você pode ler QRs digitalizados.


Se você gostou da ideia e/ou gostaria de deixar alguma sugestão,  faça um comentário!!!! Sua colaboração é sempre muito bem-vinda!!!

Professora Débora Martins C B Santos
Orientadora de Comunicação Aplicada
Escola Estadual Presidente Tancredo Neves


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